• WORK IN PROGRESS: DO VÍDEO MAPPING À INSTALAÇÃO INTERATIVA



    Com a realização da Escola Técnica de Artes - ETA/UFAL, em parceria com o Coletivo Pop-Fuzz e Saudáveis Subversivos, O Dúo Clássicos de Calçada - SP, oferece a oficina Work in Progress de integração audiovisual em tempo real: do vídeo mapping à instalação interativa, 

    O trabalho consiste em uma série de exercícios para fomentar uma prática onde todo o processo de criação e composição audiovisual seja autoral e manipulado em tempo real. Os exercícios serão aplicados em diferentes fontes de produção diferenciando seu uso em Live electronic, vídeo mapping e instalações audiovisuais.

    Os objetivos do curso consistem em:

    - Construir um processo work in progress que aborde as diferenças entre Live Electronic, vídeo mapping, instalação interativa e o uso de dispositivos para a criação de um projeto de arte eletrônica;

    - Introduzir o processo de composição de uma obra audiovisual que apresente uma narrativa não linear, transformada a partir da modificação de dados em tempo real;

    - Ampliar o conceito do beat em um contexto eletrônico (analógico e digital);

    - Apresentar meios e dispositivos, analógicos e digitais, para a composição visual;

    - Apresentar métodos e maneiras de integração sonora-visual;

    - Produção de uma peça coletiva em um dos formatos abordados no workshop como produto final.


    ______________________________

    O trabalho será dividido em cinco encontros realizados entre os dias 04 e 08 de setembro sempre das 18:00 às 22:00.

    Encontro 1 - Apresentação dos conceitos: vídeo mapping, Live Electronics e Instalações audiovisuais - demonstrações práticas / diferenças entre pequenas e grandes superfícies;

    Encontros 2, 3 e 4 - Composição sonora e visual por computador: o encontro será dividido em dois grupos que trabalharão a composição visual e sonora, separadamente. Atividades onde os participantes serão introduzidos nos softwares: Modul8 (software de manipulação visual), MaddMapper (software para mapear projeção), Ableton live 9 e Reaper (software de produção e manipulação sonora em tempo real);
    Obs: Os softwares terão uma aplicação direta no projeto.

    Encontro 5 - Prática de integração audiovisual em tempo real. Serão finalizados exercícios práticos utilizando diferentes técnicas: Vjing, Instalação audiovisual e projeção mapeada.

    Observação: É importante que os participantes tenham instalados os trials dos seguintes softwares: Ableton Live 9, Reaper, Modul8 versão 2.9.2 e MadMapper versão 2.5.

    ______________________________

    A oficina é gratuita e acontecerá de 04 à 08 de setembro, na Escola Técnica de Artes - ETA/UFAL, localizada na Praça Sinimbu, Centro de Maceió.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto através do preenchimento deste formulário digital: 

    https://goo.gl/forms/C2ZTKou6wrHXgMQc2

    O resultado dos participantes selecionados será divulgado no dia 01 de setembro nesta página do evento e por e-mail.

    Para mais informações sobre a oficina:
    82-3214-1614
    82-9-99374662 - Glauber
    glauberx@yahoo.com.br


    ______________________________

    Clássicos de Calçada é um Dúo de arte electrônica formado pela vídeo-artista Tatiana Travisani, doutora em Artes Visuais pela ECA/USP e pelo artista sonoro DeCo Nascimento, doutor em Arte Produção e Investigação pela Facultad de Bellas Artes da UPV (Espanha). Os artistas são influenciados pelo live cinema, glitch e dronne music, com trabalhos produzidos nos campos da performances à instalações interativas.

    A inspiração de Clássicos de Calçada vem a partir da exploração poética do erro, fundamentada nas deabulações surrealistas. Desta maneira, os artistas interagem com o lugar para obter uma aproximação afetiva com o espaço circundante onde ocorre a ação. A integração da imagem e do som é construída em conjunção com a experiência da rua e durante a realização dos trabahos, unindo os momentos e os espaços em um acontecimento único.

    Clássicos de Calçada já se apresentou em diversos festivais e mostras de arte eletrônico como: 16o LPM Festival (Roma/2015), 7o International Art Festival INCUBARTE (Valencia/2015), 29o AVAV (São Paulo/2014), 12o e 13o Visual Brasil Festival (Barcelona/2015/2014), 2o Encuentro de Arte Sonoro y Exploración Audiovisual (DF, México/2014), 4o Hiperorgânicos (Rio de Janeiro/2014), The Wrong - New Digital Art Biennale (Valencia/2014), #11 ART (Brasilia/2013), open class do master oficial AVM/UPV (Valencia/2014), Galeria Digital SESI-SP (São Paulo/2016), Virada Cultural Paulista (São Paulo/2016) SP-Na Rua, (São Paulo/2016), Residência Artística Rural.Scapes (São José do Barreiro/2016).

    O dúo também colaborou com artistas, instituições e coletivos em organização e curadoria de exposição com a rede internacional de arte RED NOMADE e galeria .Aurora.
    Na área de pesquisa e desenvolvimento, nos grupos Poéticas Digitais (ECA/USP), Laboratorio de Creación Intermedia e Laboratorio de Luz (UPV/Valencia), NOVARS Research Centre (Manchester), NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos (UFRJ/Rio de Janeiro) e com o New Media Design (UNAM/México City).

    Para mais informações sobre o dúo:
    http://classicosdecalcada.net/
    https://www.facebook.com/classicosdecalcada
    emergenciacuadrante@gmail.com