• OFICINA DE INICIAÇÃO PRÁTICA À DIREÇÃO TEATRAL


    Estudantes de Artes Cênicas (técnico e/ou graduação) em formação ou profissionais do mercado interessados numa praxis pedagógica da direção teatral em nível introdutório.

    O curso terá aportes teóricos pontuais com execução diária de atividades práticas. Para tais atividades, parte da turma irá desempenhar a função de atuação enquanto o restante executará as tarefas de direção. Essas tarefas são baseadas nos “Exercícios cênicos simplificados” desenvolvidos pelo ministrante a partir da obra de Terry John Converse – Directing for the stage: a workshop guide of 42 creative training exercises and projects.
    Não há necessidade de preparação de cenas para o início das aulas. Também, não é necessário memorizar textos durante o curso. Todos os participantes deverão se exercitar como atores e como diretores em alternância ao longo das aulas.

    Conteúdos:
    - Surgimento do encenador;
    - Relações de força na cena;
    - O olhar do ator na cena;
    - A direção através da indicação de ações;
    - Contraste entre expressão e consciência da expressão;
    - Relação entre volumes na cena;
    - Assinatura de espetáculo.

    Prof. Dr.Gláucio Machado:
    Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - PPGAC-UFBA. Coordenador do Colegiado de Cursos de Graduação da Escola de Teatro da UFBA. Ator, encenador, produtor e professor do Departamento de Técnicas de Espetáculo da referida Escola. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa Um certo olhar sobre a pré-encenação e a encenação: o espetáculo teatral como empreendimento político, econômico e social , vinculado ao Grupo de Pesquisa em Encenação Contemporânea (G-PEC). Atua nas áreas de: história e ensino da direção teatral; administração e produção teatral; processos educacionais em teatro.

    Inscrições na Secretaria da ETA, das 08:00 às 21:00. Documento necessário: cópia de RG e CPF.