• II FÓRUM ESTADUAL DE PERFORMANCE NEGRA

    NOS DIAS 21 E 22 DE NOVEMBRO DE 2012, REALIZAREMOS O II FÓRUM ESTADUAL DE PERFORMANCE NEGRA - ALAGOAS, UM DOS MAIS IMPORTANTE EVENTO DE DANÇA E DE TEATRO. ESTE FÓRUM TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO: GARANTIR PERANTE OS ORGÃOS PÚBLICOS A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS, QUE CONTEMPLEM GRUPOS E PROFISSIONAIS QUE SE DEDICAM AO DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, SEGUINDO UMA ESTÉTICA NEGRA E SUAS MANIFESTAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE. 

    LOCAL: AUDITÓRIO GUEDES DE MIRANDA - ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. END.: PRAÇA VISCONDE DE SINIMBÚ, 206 - CENTRO DE MACEIÓ.

    ENTRADA FRANCA 

    COORDENAÇÃO: NADIR NÓBREGA OLIVEIRA - DOUTORANDA E MESTRA EM ARTES CÊNICAS-UFBA E PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DA UFAL. EDU PASSOS - LICENCIADO EM DANÇA PELA UFAL, PROFESSOR DE DANÇA AFRO DO CENARTE DA SECRETARIA DE CULTURA.

    APOIO: SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE ALAGOAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - INSTITUTO ZUMBI DOS PALMARES. 

    PROGRAMAÇÃO ABERTURA

    08h30min ÀS 09h00min COM O SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DE ALAGOAS E REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. 

    09h00min ÀS 09h15min – PERFORMANCES COREOGRÁFICAS COM EDU PASSOS E NADIR NÓBREGA 

    09h30min ÀS 12h00min - PALESTRAS 1) BRASIL E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (ÁFRICA): FRONTEIRAS LÍQUIDAS E ENCRUZILHADAS MÚLTIPLAS. COM ALEXANDRA DUMAS - Professora Drª DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. 2) UM OLHAR SOBRE O TEATRO NEGRO DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO E DO BANDO DE TEATRO OLODUM. COM EVANI TAVARES LIMA - PÓS-DOUTORANDA EM ARTES CÊNICAS, UFBA/PNPD/CAPES. DOUTORA EM ARTES PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. 

    OFICINAS 

    DIA 21/11 – 1) CAPOEIRA ANGOLA, UMA PRÁTICA PARA O ATOR. COM A Drª EVANI TAVARES. HORÁRIO - 15 ÀS 17H Esta é uma proposta de aplicação de um conjunto de elementos da capoeira angola na prática do intérprete. Este conjunto será explorado nas diferentes variantes em que se apresenta: eixo, nível, forma ritmo em articulação com jogos teatrais. Além de sua dimensão mítico-poética e autoral. Toda esta exploração estará em consonância com aspectos relevantes a necessidades do ator que busca, através do treinamento, um trabalho mais autoral e personalizado. 2) JOGOS TEATRAIS E CULTURA POPULAR/ LAMBE SUJOS E CABOCLINHOS DE SERGIPE- COM A Drª ALEXANDRA DUMAS. HORÁRIO – 17 ÀS 19H. A oficina Jogos teatrais e Cultura popular tem como proposta explorar o rico universo da cultura popular brasileira, em especial o do folguedo Lambe Sujo e Caboclinhos (Laranjeiras- SE), como tema e método no ensino aprendizagem do teatro. Considera-se, assim, no processo de ensino de teatro, não só os referenciais do teatro europeu, mas também das manifestações brasileiras com suas matrizes africanas e indígenas. Os elementos da cultura popular estarão à serviço de elementos teatrais como expressão corporal e vocal, dramaturgia, dentre outros. O Lambe- Sujos e Caboclinhos, como afirma Câmara Cascudo "baseia-se nos episódios de destruição de quilombos, feita pelos capitães-do-mato". 

    DIA 22/11 – 1) CAPOEIRA ANGOLA, UMA PRÁTICA PARA O ATOR. COM A Drª EVANI TAVARES. HORÁRIO – 08h00min ÀS 10H 2) JOGOS TEATRAIS E CULTURA POPULAR/ LAMBE SUJOS E CABOCLINHOS DE SERGIPE- COM A Drª ALEXANDRA DUMAS. HORÁRIO – 10 ÀS 12H. OBS: 1) As pessoas devem vir com roupas próprias para prática corporal. Público - Idade a partir dos 15 anos. Preferencialmente, pessoas da área de teatro ou dança. Mas, abriremos exceções para quem tem outras práticas criativas. 2) 20 VAGAS PARA CADA OFICINA. 3) OFICINA CAPOEIRA ANGOLA, UMA PRÁTICA PARA O ATOR. COM A Drª EVANI TAVARES. 

    Todos devem TRAZER um pequeno conto (5/6 linhas) memorizado. 

    CONTATOS 
    PROFESSORA NADIR NÓBREGA 9999- 3479 
    PROFESSOR EDU PASSOS – 8846-2812