• NOTÍCIAS DA SETEC

    Florianópolis sediará Fórum de Educação Profissional em 2012

    Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o evento será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012 e a expectativa é receber até 10 mil pessoas. O lançamento oficial do Fórum está marcado para o dia 29 de novembro deste ano, no Centrosul, em Florianópolis, e será transmitido ao vivo no portal do evento.

    A solenidade contará com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, além de autoridades nacionais, estaduais e locais, reitores e diretores-gerais de todos os institutos federais e centros federais de educação tecnológica do país.

    Para o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, o fórum de 2012 será um importante espaço para discutir a educação profissional e tecnológica. “Em sua segunda edição, o evento é um momento privilegiado de reunião de especialistas, professores, técnicos e estudantes onde se busca trocar experiências e debater os rumos e a importância da educação profissional e tecnológica”, ressalta.

    O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica é um fórum temático vinculado ao Fórum Mundial de Educação, um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação que busca levantar propostas para integrar a plataforma mundial de educação. Será comandado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e a cerimônia de lançamento marcará o início das inscrições que devem ser feitas pela internet no site oficial do evento.

    Educação, Ciência e Cultura

    Estão abertas até 31 de dezembro de 2011 as inscrições para publicação de trabalhos científicos na Revista Latino-Americana de Educação. Com objetivo de divulgar pesquisas e trabalhos sobre a política educacional e inovações educacionais na América Latina. O tema abordado é "Educação para a Cultura Científica". Mais informações na página da OEI.

    Guia Pronatec

    O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, lança o Guia Pronatec de Cursos FIC. O material pode ser acessado na página do MEC.

    Têm início os cursos do Bolsa-Formação

    Tiveram inicio essa semana os cursos de formação inicial (FIC), para os primeiros beneficiários da Bolsa- Formação Trabalhador, com curta duração, entre 160 e 400 horas-aula, nos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe e Tocantins. As Treze unidades da Federação, oferecem juntas, cerca de 21,9 mil vagas em 950 cursos.

    A previsão para este ano é de que sejam ofertadas até 40 mil vagas em cursos de FIC nas redes estaduais, federal e no Sistema S. O processo de pré-matrícula pelos órgãos parceiros (ministérios e secretarias Estaduais de educação, por exemplo) será adotado em todas as modalidades do programa. A meta para o próximo ano é de até 500 mil vagas em cursos de FIC (Bolsa-Formação Trabalhador) e pelo menos 125 mil em cursos técnicos (Bolsas-Formação Estudante). O estudante ou trabalhador que deseja participar da Bolsa-Formação deve procurar a secretaria Estadual de educação, que pré-selecionará os interessados para o curso de FIC ou técnico.

    O Bolsa-Formação é uma das novidades trazidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Por meio desta política pública, serão oferecidas vagas gratuitas de educação profissional e tecnológica em duas modalidades: Bolsa-Formação Trabalhador e Bolsa-Formação Estudante.

    Leia mais no site do MEC.

    Boletim eletrônico semanal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
    Ministério da Educação - Brasília - DF
    Redação: (61) 2022-8579 / 2022-8582 - Envie sua sugestão de pauta para: comunicacaosetec@mec.gov.br