• ETA PARTICIPA DO PRONATEC

    O sonho do primeiro emprego está mais próximo para alunos da rede pública estadual que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio. No período de 24 a 26/10, de 08:00 às 21:00, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) promovem uma feira de cursos profissionalizantes voltada para este público. O evento ocorre na sede do Senai-AL, na Rua Pedro Américo, no Poço nos três turnos e, na ocasião, serão disponibilizados ônibus e lanche para os alunos visitantes pelo Senai.
    Na ocasião, serão ofertadas cinco mil vagas e poderão se inscrever tanto estudantes do 3º ano do Ensino Médio como alunos matriculados na terceira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual. A princípio, a oferta prioriza alunos residentes em Maceió.
    Pronatec - Os cursos serão ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação. A iniciativa tem como público-alvo os estudantes do Ensino Médio e coube à SEE selecionar os cursos oferecidos por Senai, Senac, Ufal (por meio da Escola Técnica de Artes) e Ifal – instituições com tradição em qualificação profissional em Alagoas.
    De acordo com a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Suped/SEE), Valéria Barros, a iniciativa prioriza os estudantes do 3º ano para que os mesmos obtenham qualificação que possibilite maior inserção no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos da Educação Básica.
    “Esta ação fortalece o nosso objetivo como Governo de Alagoas, que é oferecer a Educação Básica e também capacitar nosso aluno para o exercício de atividades produtivas. Serão ofertados cursos de formação inicial e continuada com carga horária de 160 a 200 horas e já começamos a mobilizar as escolas para o evento”, conta.
    A gerente de Educação Profissional do Senac-AL, Maria Piedade Soares, também destaca a importância da parceria entre Estado e as instituições de ensino para a promoção da inserção dos jovens no mercado de trabalho. “O Pronatec abre a oportunidade para que possamos estender aos alunos da rede pública estadual a formação especializada para o exercício de atividades de bens de comércio, serviços e turismo”, pontua.
    Em 2012 – Valéria Barros informa ainda que, mesmo após a feira, a SEE manterá as inscrições para os cursos profissionalizantes até o dia 28 de outubro em locais que ainda serão definidos pela secretaria.
    A superintendente da SEE adianta que, em 2012, a oferta de cursos profissionalizantes para a rede público será ampliada. “Vamos consolidar a parceria iniciada por meio do Pronatec com a disponibilização de cursos de nível técnico com carga horaria mínima de 800 horas e estágio com duração equivalente a 20% da quantidade de horas do curso”, explica.
    Fonte: Ascom SEE