• ADIAMENTO DO FESTIVAL

    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    CENTENÁRIO DA REDE FEDERAL
    DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Ofício Circular nº 149/2010/GAB/SETEC/MEC

    Brasília, 14 de outubro de 2010.
    Aos Diretores de Escolas Técnicas Vinculadas a Universidades,

    Assunto: Adiamento do Festival de Cultura e Arte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

    Senhor (a) Diretor (a),
    Como é de conhecimento de Vossa Magnificência, o Ministério da Educação, por meio desta Secretaria, programou como encerramento das comemorações do Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a realização do Festival de Arte e Cultura da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, previsto para o período de 24 a 28 de novembro de 2010. As inscrições das atividades já estão encerradas e contam com a inscrição de mais de 4000 participantes e mais de 700 obras, divididas entre as modalidades de dança, música, artes plásticas, audiovisual e teatro, oriundas de 46 instituições de todos os estados brasileiros.
    2. Entretanto, em que pese todo o empenho da equipe coordenadora das atividades do Centenário da Rede e dos representantes das Instituições participantes do Festival, tornou-se inviável a realização do mesmo na data inicialmente prevista, devido às restrições legais impostas pelo período eleitoral, especialmente no que se refere a contratação de serviços necessários para a infraestrutura indispensável para abarcar as centenas de atividades inscritas nas suas especificidades. Por outro lado, também não seria possível desenvolver qualquer ação de divulgação do Festival.
    3. Estas restrições, que somente serão extintas em 31 de outubro, quando se encerra o período eleitoral, certamente prejudicariam imensamente a realização do Festival, uma vez que restariam apenas 23 dias para a organização de toda a infraestrutura do evento e para sua divulgação. Em prazo tão exíguo, não seria viável oferecer aos participantes do Festival de Cultura e Arte da Rede Federal as condições adequadas para um evento desta magnitude, atendendo a todas as expectativas geradas pela sua realização.
    4. Diante disso, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica decide pelo seu adiamento. De imediato, compromete-se em assegurar todos os recursos necessários para que o mesmo seja realizado concomitantemente com o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será sediado pelo Instituto Federal de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. Ainda, compromete-se com a revalidação de todas as atividades já inscritas.
    5. Além disso, a realização do Festival de Cultura e Arte da Rede Federal no mesmo período que o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica dará maior visibilidade e maior interação às ações culturais da rede, potencializando a arte e a cultura.

    Atenciosamente,

    ELIEZER PACHECO
    Secretário